quinta-feira, 25 de março de 2010

Dica de Um Livro - E de 1001 Discos!


Pois é, letrados e ouvintes leitores,
depois de anos, enfim consegui meu exemplar do livro 1001 Discos Para Ouvr Antes de Morrer.

É aquela coisa de sempre: lançamento, preço alto, ainda mais com todas as suas 960 páginas...

Depois de um bom tempo o preço caiu. Consegue-se na faixa dos 20 contos nesses sites de compra. E ainda com frete grátis!

Dando uma folheada, percebe-se muita coisa boa, além de óbvia de se estar lá, na lista dos melhores: Derek and Dominos, Led Zeppelin, Elvis Presley, The Beatles, David Bowie, Fats Domino, The Velvet Underground...

Sempre nos deparamos com listas dos 10 melhores. E como sempre, é contestadas por qualquer um que a lê. Talvez este tenha sido o motivo de ter sido feito um livro com os 1001 melhores.

Continua contestável.

Onde está o disco Crazy Horse?

Em compensação temos Run DMC, ou alguns ilustres desconhecidos como Lupe Fiasco, ou Common, ou ainda Destiny´s Child!

Interessante ter sido incluídos alguns discos brasileiros como: Bebel Gilberto, Mutantes. Lógico que sempre achamos que faltou alguém, como o disco Casa de Rock da super banda tupiniquim Casa de Máquinas.

Fora isso, se é pode-se chamar de defeito, o livro é de excelente nível. Uma produção impecável. A capa, então: O sempre polêmico Sid Vicious apontando uma guitarra em punho como se fosse atirar.

Uma bela produção para quem é fã dos bons sons.

terça-feira, 23 de março de 2010

Frase da Semana - 21-27/03/2010

"Concluí que posso ajudar mais Brasília, no seu aniversário de 50 anos, com minha ausência do que com minha presença. Responderei os processos como cidadão comum, longe das paixões e dos interesses políticos. Saio da vida pública."
José Roberto Arruda, em carta entregue ao TRE dizendo que não participará do aniversário de Brasília não mais brigará pelo mandato, saindo da vida pública (até quando?)

sábado, 20 de março de 2010

Reforma Ortografíca - V


Pois é, gramáticos leitores,
nessas andanças pelo mundo das notícias políticas volta e meia nos deparamos com algum erro. Nem sempre de análise política, mas da Língua Mátria mesmo.

Como o ocorrido nesta sexta-feira.

Em que o nosso Governador Paulo Hartung anunciou que não renunciaria ao cargo para concorrer a uma vaga ao Senado.

Foi numa dessas notícias que a Equipe do Blog do Zanota foi encontrar mais um erro crasso, mais um assassinato à Língua Portuguesa.

Foi ao final da matéria que foi feita uma menção ao livro 2003-2010 - Caminhos de Travessia, Percursos de Conquistas, de José Antônio Martinuzzo, lançado durante a cerimônia. Livro que faz um balanço da administração do Governador nestes dois mandatos.

O que ocorre foi que a reportagem deste jornal de circulação estadual usa como título: Livro conta tragetória do governo.

É verdade.

Tragetória.

Difícil ler uma coisas dessas, não?

Que trageto uma equipe jornalística dessas pode tomar?

O letrado leitor pode ler a reportagem na íntegra clicando aqui.

Amplexos gramaticais a todos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O que Esperar de 2010 - I

Pois bem, incrédulos leitores!

Para aqueles que acreditavam que o Blog do Zanota havia acabado, sido extinto, devido ao longo período de inatividade, cá estamos de volta!

Talvez tenha ocorrido um mal súbito que atingiu toda a Equipe do Blog do Zanota, pois alguns ficaram acamados, debilitados, alguns tiveram problemas pessoais que não cabe aqui contar, ou até por preguiça mesmo, mas sempre buscando informações para divulgarmos aqui para você!

E pelo título já dá para saber do que se trata: quais os shows teremos por terras tupiniquins.

Entre os que já passaram por aqui, tivemos: Metallica começando a temporada de shows já em janeiro, Tony Sheridan, o descobridor do Fab Four em um show memorável na Praia de Camburi, com o Club Big Beatles. Tivemos também The Wailers. Isso mesmo, regueiro letor, a banda que acompanhava Bob Marley ainda está de pé e já passou até por Vitória!

Mas já chega de comentar o que já passou, certo? Vamos aos que estão confirmados para aportar por aqui ainda este ano:

. Guns 'N' Roses: da formação original, apenas Axl Rose e sua snake dance. Estão no Brasil desde o dia 07. Apesar de um show não realizado ontem no Rio, a turnê está prevista para um último show amanhã em Porto Alegre.

. A-Ha: outra que já imaginávamos ter encerrado as atividades, mas vieram para uma turnê de despedida dos palcos. No Brasil desde o dia 09, tocará amanhã na Capital Federal e no Recife dia 18.

. B.B. King: a maior lenda viva do blues, juntamente de sua inseparável Lucille, está com apresentações marcadas para amanhã na capital fluminense, além do dia 18 no Bourbon Street e nos dois dias seguintes no Via Funchal, além do dia 22 na Terra do Panetone.

. Franz Ferdinand: estiveram aqui ano passado e estarão de volta ainda esta semana. Vejamos as datas:
Porto Alegre dia 18, no Pepsi on Stage
Rio de Janeiro 19, na Fundição Progresso
Brasília 21, ainda sem local definido
São Paulo 23, no Via Funchal

. Blaze Bayley: Primeiro vocal do Iron Maiden está com datas marcadas para 03 de abril em Manaus, e em Rio Branco no dia seguinte. De lá ele segue pra Sampa para uma apresentação no dia 08.

. Social Distortion: a banda punk rock do hit Making Believe também estará por aqui em abril, no dia 17 no Via Funchal e dia 18 Curitiba Master Hall e dia 20 em Porto Alegre.

. Placebo: Sim, caríssimos! Placebo novamente entre nós! Uma das melhores bandas da atualidade estará também em abril fazendo 4 apresentações:
Porto Alegre: dia 13, no Pepsi on Stage
Curitiba: dia 14, no Master Hall
Belo Horizonte: dia 16, no Chevrolet Hall
São Paulo: 17, no Credicard Hall
Tentarei ir em uma delas.

. Korn: apresentação única da banda após dois anos da última vinda deles, dia 21 de abril no Credicard Hall.

. ZZ Top: O trio barbudo texano também estará aqui para uma apresentação única em 20 de maio. Ingressos já à venda. Ingressos a uma bagatela de R$ 300 (pista premium ou camarote) e R$ 200 (pista normal), todos com direito à polêmica meia-entrada.