Acelerador de partículas parou por problemas elétricos
O acelerador de partículas - ou Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês)- que foi concebido para desvendar os segredos do universo - parou de funcionar apenas 36 horas depois da sua inauguração, no dia 10 de setembro. Segundo informações da agência AP, o desligamento foi causado por uma avaria. Para examinar os danos, que podem ter sido causados por problemas elétricos, especialistas percorrerão os 27 km do túnel.
De acordo com a agência, o porta-voz da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern), James Gillies, disse que o problema elétrico no sistema de arrefecimento do LHC derreteu um dos supercondutores que deixou o gás escapar. O conserto do setor com problemas será um processo demorado que vai levar cerca de dois meses.
Gillies afirmou que este tipo de problema é comum em aceleradores de partículas, mas que neste caso o problema deverá ser mais complicado de resolver, pois o LHC opera à temperaturas mais baixas do que o espaço exterior.
Aceleradores de partículas menores que o LHC são utilizados há décadas para estudar a composição do átomo. Através deles foram descobertas as menores partículas conhecidas pelo homem: os quarks e gluons.
Com o LHC, os cientistas pretendem ainda dividir estas partículas e descobrir outras como o bóson de Higgs, chamado por alguns cientistas de "partícula de Deus" e que seria a partícula atômica número 25, após as 24 já constatadas.
A existência desta partícula, prevista pelo físico britânico Peter Higgs há 30 anos, é considerada indispensável para explicar o universo.
Redação Terra
Problemas elétricos? Engenheiros: uni-vos!!
2 comentários:
Scarpa SÃ diz: autorama do paraguai preço de 2 mão R$ 30 leal, baratim no?!
Pilantraaaaaaaaaaaaaaaaaa :)
P.S. Esse "Pilantra" não tá relacionado à notícia.
identificador: "PUtzzzzz"
Postar um comentário