quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lá vem ele...


Caros,
todos devem ter recebido cartões de Natal e/ou Ano Novo, ou o mais comum: um único cartão com com os dizeres "Feliz Natal e Próspero Ano Novo". Provavelmente pela proximidade das datas.

E mais. Com os dizeres: Que 2009 você tenha muita paz, felicidade, harmonia, e blá blá blá.

Bem, nós da equipe do Blog do Zanota desejamos a todos que limpem as teias de aranha de sua casa, que tenham um bom trabalho, ganhem mais, sejam reconhecidos ou ainda: Ganhe na loteria!!

E mais: continuem lendo o Blog do Zanota em 2009!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Dica de Cinema - III




Depois de um tempo de ostracismo, sem escrever sobre dicas de filmes ou o que seja, apesar de ter indicado a programação de fim de ano do TCM (foram 50 de uma só vez), não escrevi sobre um filme em específico.

Assisti a um na semana passada que chamou a atenção: O Amor Nos Tempos do Cólera (Love in the Time of Cholera - 2007).

Confesso ainda não ter lido na íntegra o livro, mas achei o resultado surpreendente.


"Meu coração tem mais cômodos do que um bordel."


De fato, pois uma das características de Garcia Marquez é a narrativa lenta, rica em detalhes. Não há como contar tudo em pouco mais de duas horas de filme. E diretor de cinema nenhum fica preso totalmente a uma obra literária a qual serviu de inspiração para o filme.


"Meu único lamento em morrer é não morrer por amor."


Talvez por isso que o produtor Scott Steindorff tenha levado 3 anos a convencer o colombiano a vender os direitos de adaptação de seu livro às telas do cinema.

Dirigido por Mike Newell (Donnie Brasco), ele conta a história de um jovem telegrafista, Florentino Ariza, que se apaixona perdidamente por uma moça, Fermina Daza. Porém seu pai não aprova em nada o namoro e os afasta.


"Não tenho medo da morte. Tenho medo da velhice."


Enquanto que a jovem, interpretada pela bela Giovanna Mezzogiorno se casa com um médico, ele continua a sonhar e a esperar por ela e pelo dia da morte de seu marido.


"Não há maior glória do que morrer por amor."


Newell não foi bem fiel ao livro. Isso é fato. Porém ele deu maior foco à alma da história. Ao amor quase que impossível de Florentino, aqui, interpretado por Javier Bardem, que mais uma vez mostra que é um dos grandes nomes do cinema atual.


"Sei que precisamos ser felizes sem amor. E apesar dele."


Filme rodado na Colômbia, onde a história é contada, e onde é a casa de Gabriel Garcia Marquez, com vários atores internacionais, como, além dos já citados, temos também Fernanda Montenegro (que diga-se de passagem, está muito bem aqui, como sempre), John Leguizamo como o pai de Fermina e Benjamin Bratt.


"A coisa mais importante no casamento não é a felicidade, mas a estabilidade."



O que peca aqui é realmente a linguagem utilizada. Falado em inglês, com algumas pequenas passagens em espanhol.


"A idade não tem realidade, salvo no mundo físico. A essência do ser humano é resistente à passagem do tempo."


Apesar de ter sido um pouco carregado no melodrama em algumas partes, o filme não deixa de ser, digamos, elegante. Além de uma belíssima fotografia.

Vale a pena.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mais do mesmo (Ainda bem!)


Mais um fim de ano. Mais um especial do Rei.

Provavelmente o mais diversificado. O mais "eclético" de todos em termos de participações.

Muito interessante o formato deste ano. Ao final de cada bloco um trecho de entrevista conduzida por Nelson Motta com o xará e Caetano.

Abriu o especial com, naturalmente, Emoções, seguida pela sempre bela Como é Grande Meu Amor por Você e Além do Horizonte.

Em um bloco um pout-porri com Rita Lee, Roberto e o filho do casal, o bom guitarrista Beto Lee. Ponto alto deste grande encontro ficou para Mania de Você: "Roberto você me dá água na boca".

No bloco seguinte ele canta (e encanta com) Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos que anuncia que fez para Caetano em parceria com Erasmo Carlos. Em seguida chama Caê e fazem dobradinha no palco com Força Estranha.

Neste mesmo bloco, após um trecho da entrevista, lá vem o Rei com uma das mais belas músicas já escritas na Língua Portuguesa. Acho que após esta letra ele não precisava ter escrito mais nada: Outra Vez.

Em seguida ele anuncia Zezé di Camargo e Luciano, com quem canta A Distância e O Portão, em que, logo que começa ocorre um problema de distribuição de energia elétrica e ficamos alguns minutos sem o programa anual.

Quando é restabelecida energia, está lá, para surpresa de todos: Neguinho da Beija-Flor cantando Eu e Ela. Em seguida vem toda a bateria da Beija-Flor para uma aula de samba.

Em seguida, para encerramento do programa e tristeza de todos os fãs, ele canta a última música do programa de 2008: O Côncavo e o Convexo.

Agora é aguardar pelo especial de 2009.

OUTRA VEZ

Você foi o maior dos meus casos
De todos os abraços o que eu nunca esqueci
Você foi dos amores que eu tive
O mais complicado e o mais simples pra mim
Você foi o melhor dos meus erros
A mais estranha história que alguém já escreveu
E é por essas e outras que a minha saudade
Faz lembrar de tudo outra vez

Você foi a mentira sincera
Brincadeira mais séria que me aconteceu
Você foi o caso mais antigo
O amor mais amigo que me apareceu
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim
Outra vez

Esqueci de tentar te esquecer
Resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem nada perder

Você foi toda felicidade
Você foi a maldade que só me fez bem
Você foi o melhor dos meus planos
E o maior dos enganos que eu pude fazer
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jingle Bells


Natal.

Uma palavra cheia de mistério. Faz vibrar as cordas ressequidas e encher os corações com esse "não se o quê" de diferente que produz lágrimas de saudade, mexe com o íntimo de nosso ser.

Sente-se em tudo a presença do amor infinito de Deus que, apaixonado por sua criatura predileta, quis fazer caminho com suas alegrias, esperanças, dores, decepções.

O Natal é o prólogo cheio de melodias e estrelas brilhantes do final comovente e desconcertante de um Deus Menino que um dia, por amor, morre na cruz e nos conquista a vida plena.

Celebrar o Natal é celebrar a certeza da vida plena e feliz. É dobrar os joelhos diante do pobre presépio e dizer: Eis-me aqui!

Quero unir-me ao coro dos anjos e dizer para todo mundo: Glória a Deus e paz aos homens de boa vontade.

É voltar a ser menino com o Menino Jesus.

Feliz Natal a todos!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Passárgada


Leitores e não leitores do Blog do Zanota: logo partirei para a terra do Segundo Pôr do Sol mais bonito do mundo.

Talvez eu envie notícias de lá.

Se não escrever também, logo estarei de volta.

Feliz Natal a todos!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Afastados, mas...


Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo decidiram hoje pelo afastamento de seus três colegas, entre eles o seu Presidente, pelo escândalo de vendas de sentenças.

Sim, afastados, porém continuarão recebendo seus majestosos salários.

Incrível essa nossa lei que permite uma coisa dessas.

Quem não gostaria de uma vaga, de um emprego desses?

Perder o emprego e continuar a receber o salário...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

De pernas pro ar


Enfim, encerra-se mais um ano letivo.

Um pequeno recesso, é verdade. Tenho provas e trabalhos a corrigir. Além de pautas a serem atualizadas.

E férias sempre são um convite para o cinema.

Agora só faltam aparecer boas opções de filmes.

E, também, de repente, chegar mais próximo de minha meta.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Novo recorde

O Impostômetro atingiu ontem a expressiva cifra de R$ 1 trilhão.

Com isso, a carga fiscal atinge nada mais, nada menos do que 37% do PIB contra 29% nos EUA e 19% nos nossos hermanos argentinos.

Problema maior não é o tamanho desta carga, e sim seu mau retorno para a sociedade em saúde, educação, tranporte, saneamento...

Em um sistema que dentre todos é o pior do mundo. Um sistema classificado pelo Banco Mundial como economicamente suicida, juridicamente caótico, socialmente perverso e politicamente ladino.

Podemos ver a evolução da arrecadação pelo Governo aqui. Pena não garantir que vejamos a evolução da aplicação da arrecadação.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Com atraso


Nesta SEGUNDA-feira, já com um certo atraso, comento sobre a SEGUNDA edição do canal TCM sobre os "50 Filmes que você Deveria Assistir Antes de Morrer".

Esta SEGUNDA edição iniciou dia 1º de dezembro com dois filmes por dia, ou seja, já se passaram obras primas como: O Expresso de Xangai, Juventude Transviada, O Poderoso Chefão I, Um Dia de Cão, Os Pássaros.

Mas ainda teremos excelências cinematográficas como: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Tootsie, Os Irmãos Cara-de-Pau e, para encerrar: Spartacus!

A programação é diária, sempre com início as 22:00h.

Veja na íntegra a programação aqui.

Vascaínos, não me levem a mal as SEGUNDAS em letras sempre maiúsculas, mas não estou conseguindo realmente evitar.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Ligações Perigosas



Interessante como algumas relações são descobertas.

A recente Operação Naufrágio e a Operação Titanic (olha a relação até nos nomes das operações). A primeira teve início após escutas realizadas pela Polícia Federal flagraram o empresário envolvido na segunda Operação negociando com o juiz, filho do desembargador, também naufragado.

E o interessante é que esse juiz advogou para o empresário, e, mesmo estando na Magistratura, negociou com ele uma decisão a favor do grupo na disputa entre os sócios do terminal portuário de Peiú, no cais de Paul. Leia mais aqui.

Após a prisão do que a Procuradoria chamou de "Balcão de Negócios" o Presidente do TJES passou mal, teve um princípio de infarto e foi internado no Incor do DF.

Incrível como esse pessoal usa, abusa do dinheiro público, e, quando são pegos tem ataque cardíaco, depressão, estafa e tudo mais o que puderem inventar.

Bem, para todos (principalmente a torcida do Vasco): Até segunda! (Essa foi inevitável)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Para pensar - Frase da semana

"Rezam para que a crise pegue o Brasil para o Lula se lascar"

Luis Inácio Lula da Silva, em 09 de dezembro de 2008 discurso durante cerimônia de inauguração de mais um trecho da ferrovia Norte-Sul, em Colinas, no Tocantins

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Naufragou



Em mais uma operação da Polícia Federal ninguém menos que o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo foi preso.

Juntamente com outros dois desembargadores, um juiz, dois advogados além de uma funcionária do TJES, acusados de participação de um esquema de venda de sentenças.

Sendo que, além de tudo, o filho do Presidente, que é juiz em Cariacica. A cunhada dele, que é diretora de Distruibuição do TJ e o filho de um dos desembargadores foram detidos.

Família unida é isso aí!

Denominada Operação Naufrágio, que ocorreu bem no Dia Internacional de Combate à Corrupção, este mesmo Presidente do Tribunal receberia uma medalha pelos serviços de combate à corrupção. Foi levado à carceragem da sede da PF antes disso.

Eu diria que seria até irônico, se não fosse tão trágico.

Na casa de um dos desembargadores envolvidos foi encontrada uma grande quantia em dinheiro. Grande mesmo. Tiveram que pedir uma daquelas maquinetas contadoras ao Banco do Brasil. Ao final da contagem viram que eram R$ 500 mil.

Lastimável para a imagem do nosso Estado.

Claro que, além de tudo, por serem desembargadores, tem toda aquela coisa de foro privilegiado e trá lá lá e tró ló ló. Adivinhem só, então...

Talvez eles estivessem envolvidos nisso por protesto ao baixo salário de desembargador. São apenas R$ 24,5 mil que o Presidente recebe. Os outros magistrados recebem nada menos que R$ 22,5 mil.

Ah, sim. Nenhum nome dos envolvidos será divulgado para não prejudicar a imagem (do nosso Estado).

É doce morrer no mar
Dorival Caymmi
É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar
Saveiro partiu
de noite foi
Madrugada não voltou
O marinheiro bonito
sereia do mar levou
É doce morrer no mar

Nas ondas verdes do mar
Nas ondas verdes do mar meu bem

Ele se foi afogar
Fez sua cama de novo no colo de Iemanjá
É doce morrer no mar
Nas ondas verdes do mar meu bem
É doce morrer no mar

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Caiu


Como já esperado, o time do Bacalhau afundou! Foi para a Segundona!

Num ano que houve de tudo para o Time da Colina: desde Pré-Temporada em Dubai (?), com o célebre atacante Romário como treinador do time até uma mudança brusca na diretoria, com o fim do reinado de Eurico Miranda e a chegada de Roberto Dinamite em seu comando.

Após um jogo chorado. Chorou o técnico, chorou o time inteiro, chorou o torcedor, não houve quem segurasse a Cruz de Malta na Primeira Divisão do futebol brasileiro.

Só nos resta dizer: Até segunda, Vasco!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia do Voluntariado


05 de Dezembro. Dia Internacional do Voluntariado.

Meu sexto ano no Pré-Vestibular Atitude.

Vários vieram. Chegaram. Deixaram-nos. Voltaram. Foram de novo. Mas certamente, de alguma forma, deixaram seu recado, sua marca.

Sim, tirei uma licença não remunerada este ano. Mas em 2009 estarei de volta a este grupo que é sensacional!

Parabéns a todos!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mais do Banco


"O banqueiro Daniel Dantas tem uma personalidade desajustada. Cultiva uma individualidade ímpar e irracional. É egocêntrico. Despreza as instituições públicas e lança mão do terrorismo midiático para alcançar seus objetivos".

Foi esta a descrição feita pelo brilhante e perseguido juiz De Sanctis em sua sentença que condena o mega banqueiro Daniel Dantas a dez anos de prisão e pagamento de uma multa no valor (para ele, uma bagatela) de R$ 13,42 milhões.

Claro que o advogado de Dantas já pediu a anulação do julgamento, alegando que as provas foram fraudadas.

É, devem ter sido fraudadas mesmo. Um milhão de dolares em espécie foi fraudado.

E nisso tudo, Sua Excelência, o Ministro Gilmar Mendes, evitou fazer qualquer comentário sobre a decisão de condenação do seu grande amigo, o banqueiro. Talvez para evitar mais polêmicas em torno do caso e após os dois habeas corpus já concedidos por ele mesmo. Leia mais sobre essa honrosa concessão de habeas corpus aqui.

Será que vai acabar numa bela e suculenta pizza? Ainda resta esperança! Afinal, sou brasileiro e não desisto nunca!

Leia a decisão do Juiz de Sanctis na íntegra nesta reportagem.

Podemos ler mais matérias sobre o caso aqui, aqui, aqui e ainda aqui!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Blog Solidário - II

Atendendo a inúmeros pedidos, esta postagem é específica para quem quiser ajudar as vítimas das chuvas do Estado da Oktoberfest.

São contas bancárias para quem quiser fazer doações. Segundo a Defesa Civil os valores já passam de R$ 3 milhões. O que comprova o poder de solidariedade do povo brasileiro.

- Banco/Sicoob SC - 756 - Agência 1005, Conta Corrente 2008-7
- Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8
- Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
- Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
- Bradesco S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
- Itaú S/A - 341, Agência 0289, Conta Corrência 69971-2
- Sicredi - 748, Agência 2603, Conta Corrente 3500-9
- Santander - 033, Agência 1227, Conta Corrente 430000052

Nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual de Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57

Vamos ajudar, minha gente!

Caso interesse, depois passo inclusive a minha conta particular.