sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dica de Cinema V - Às Avessas


Caros leitores,
o que podemos fazer quando estamos com febre beirando os 40º C, garganta inflamada e uma tosse que não cessa?

Além de um bom remédio, Vitamina C e cama: um bom filme para relaxar, descontrair, certo?

Pois não sei por que cargas d'água aceitei a sugestão de assistir a Surpresas do Amor. Como já não bastasse estar todo enfermo, debilitado, ainda por cima ter que ver um filme desses...

Com bons atores, é verdade: Vince Vaughn, Reese Whitherspoon, Sissy Spacek e o brilhante Robert Duvall e até mesmo Jon Voight.

O filme é sobre o jovem casal (não casado) que procura sempre fugir na época de Natal para longe das famílias dos pais. Todos separados.

Isso tudo até que ocorre o inesperado. Dizendo a todos que iriam para um canto qualquer do mundo fazer trabalho voluntário, e já no guichê da companhia aérea, todos os voos são cancelados devido a uma densa névoa que se instala em toda a região. Inclusive aí eles são entrevistados por um repórter local e ficam como um avestruz: com vontade de enfiar a cabeça na terra. Talvez pela roupa que eles estivessem. Bermuda e camisa florida em pleno inverno norte americano. Por que usar esse tipo de roupas? Grande enigma a ser decifrado.

Daí que todos os pais viram, não havia outra solução senão passar o Natal com cada um deles. Por isso o título original do filme: Four Christmases. Melhor e mais convincente do que o que está sendo usado por aqui, diga-se de passagem.

O primeiro da Via Sacra Natalina foi o pai dele. Foi quando combinaram a palavra a ser dita quando um ou outro se sentisse com vontade de ir embora. Uma espécie de código para bater em retirada: visco, ou em bom inglês, mistletoe. E na casa ele apanhava dos irmãos, era humilhado pelo pai (Duvall), ela descobre que ele usa outro nome que não o de batismo e tudo mais. Visco.

Bem, acho melhor não entrar em detalhes nas andanças natalinas do casal. Posso de repente estragar a surpresa, caso algum cinéfilo leitor que ainda não viu, esteja querendo assistir ao filme. Há cenas interessantes sim. Como a da peça em que eles participam do nascimento do Menino Jesus. Quase dá para rir.

Mas o que dizer de um filme cujas melhores cenas são as que os atores principais são pegos de surpresa e ficam de boca aberta olhando para câmera de TV dizendo nada?

Visco.

Boa sexta-feira 13 a todos.


0 comentários: