terça-feira, 13 de outubro de 2009

Enorme Perda Musical - IX


Pois é verdade, musicados leitores.

Mais um grande nome da música nos deixou.

Dickie Peterson, vocalista e baixista do Blue Cheer, banda que precedeu, criou um novo território musical que mais tarde viria a ser denominado como Heavy Metal veio a óbito nesta segunda-feira, 12 de outubro.

Banda norte-americana, de som extremamente cru e ruidoso, formada no final dos lisérgicos anos 60, inicialmente como um sexteto, porém logo tornou-se um trio. Foi justamente aí que o som teve uma pegada maior. Um verdadeiro power trio.

Eles faziam um rock simples, misturado a um blues psicodélico com umas linhas de baixo bem pulsantes.

Bem, é melhor que o próprio Dickie Peterson defina o som: "As pessoas continuam tentando dizer que nós éramos heavy metal, ou grunge ou punk, que éramos issou ou aquilo. A verdade é que somos apenas um power trio, e tocamos ultrablues - ou seja, rock. O que fazemos é realmente simples".





O primeiro disco da banda, Vincebus Eruptum, um clássico, provavelmente o melhor deles, contém, além de Rock Me Baby, Out of Focus, o seu maior sucesso: uma versão bem pesada (ainda mais para a época) de Summertime Blues, de Eddie Cochran, música esta já gravada também pelo Rush, em seu ótimo disco de covers, Feedback.

0 comentários: