segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cai, Cai, Balão!


Caros leitores,
achando que o mal súbito do principal computador da Equipe do Blog do Zanota havia passado, fomos escrever na última semana sobre um assunto pertinente, quando ele foi novamente atacado.

Perdemos toda a postagem.

Vamos tentar hoje novamente. Esperamos conseguir terminar, desta vez.

Não a mesma, mas sim, uma nova. Quem sabe voltamos ao assunto em um futuro não muito distante, visto que é algo que ainda vai gerar muita discussão.

O dólar fechou na semana passada em R$ 2,02, ou seja, sua menor cotação desde o início da crise. E continua ladeira abaixo.

Só não despencou mais porque o Banco Central não deixa.

As compras do BC semana passada ultrapassaram os U$ 2 bi.

Mas como entra tanto dólar? Ora, amigo leitor. Com a maior taxa de juros do mundo, além de ações em franca valorização, o investidor estrangeiro enxerga aqui no Brasil -il -il uma ótima oportunidade de alavancar mundos e fundos. Ou ao menos recuperar o que já perdeu nessa crise que enviou pra gente.

O dolarizado leitor pode perguntar: mas não é bom esse dólar caindo, com valor baixo?

A Equipe do Blog do Zanota pesquisou, ouviu experts em economistas e chegou à seguinte conclusão: Por um lado sim. Por outro, nem tanto.

É bom para quem trabalha com produtos importados. Assim, pode-se fazer investimentos maiores, adquirir máquinas, equipamentos ou alguns insumos.

Agora, para o exportador, é péssimo, visto que receberá menos pelo mesmo produto de uma semana para outra. É um disparate. E não adianta pensar em aumentar seus preços, pois, com uma atitude dessas só vai fazer perder mercado, com a competitividade.

O ideal, então é um valor estável para a moeda do Tio Sam. A variação brusca, como tem ocorrido, atrapalha o planejamento de qualquer empresa.

Fica outro questionamento: "Qual seria este valor?" É outra questão de difícil resposta. Quase que filosófica, digamos.

Esta postagem teve origem através de uma sugestão de um de nossos assíduos leitores.

Você também pode sugerir temas através do e-mail, Messenger, ou qualquer outro canal de comunicação da nossa Equipe.

Escreveremos na medida do possível. O que estiver ao nosso alcance.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dolar bom é abaixo de 1,5 da pra encher a sacola lá no paraguai, comprar carro importado e computador barato.

Mas se vc é um grande latifundiário que derrubou metade das árvores milenares do Mato Grosso pra plantar soja que só boi americano come de tão ruim que é o problema é seu.

Sugiro plantar milho e arroz.

Abraços Scarpa

Viviane disse...

Bem explicado, seu enjoadooooooooo!!!!!

Viviane disse...

Por livre e espontânea pressão, venho por meio deste comentário dizer o que penso. É o seguinte: dólar bom é dólar baixo, pelo menos para mim que gosto de tecnologia e, infelizmente, muita coisa é importada. Por um lado, isso favorece o mercado interno, visto que quem busca lucro com o externo está em período de vacas magras. Entretanto, estou olhando apenas o meu lado, o do consumidor, e não vislumbro as consequencias negativas de um dólar muito baixo para mim.