terça-feira, 10 de março de 2009

Reforma Ortográfica - III

Mais uma da série de chacinas à Língua Mátria.

Desta vez, caros leitores, veio do maior jornal do nosso estado. O que se diz com maior credibilidade.

Sempre encontramos erros, é claro. Mas o de hoje, foi um dos mais gritantes. Foi em matéria sobre a venda do nosso BANESTES ao vorazmente esfomeado Banco do Brasil.

Veja o trecho da matéria. Alguns nomes foram poupados por razões óbvias:

"Dada a performasse do Banestes nestes índices de rentabilidade, a solidez e a sua posição com relação a saúde financeira, a crise de certa forma não nos atingiu. Obviamente não passamos ilesos com relação a essa crise. De uma certa forma ela apenas alterou a carteira de câmbio no que diz respeito a sua operacionalidade. Teve uma retração para todos os bancos brasileiros. Isso fez com que os banco deixasse de operar na modalidade, mas mantendo a operacionalidade para as empresas de exportação", explicou o diretor.

A palavra em si já não soa bem aos ouvidos. Agora, escrita assim, chega a arder os olhos, não? Acho que se continuar assim, com essa performance, a saúde da nossa língua vai ficar de cama por um bom tempo, isso sim!

É possível ler a reportagem na íntegra clicando aqui.

O interessante, caros leitores, é que logo abaixo, no mesmo jornal, temos a seguinte notícia: "A 5ª edição do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", já atualizado, será lançada no próximo dia 19, contendo 349.737 palavras."

Que tal a redação adquirir ao menos um?

Apenas lembrando: você pode fazer download do novo guia da reforma ortográfica aqui.

0 comentários: